Ensinar
– num sentido amplo – pressupõe despertar o sujeito para o conhecimento. Mas
como fazer isso? Sabemos que a construção do conhecimento é um processo e, por
se tratar de um processo, acontece – ou pode acontecer – em etapas e de
diferentes formas. Em se tratando da educação no contexto escolar, essas etapas
caracterizam o trabalho do professor: o que ensinar-aprender, por que
ensinar-aprender, como ensinar-aprender, quando ensinar-aprender.
Partindo
de tais pressupostos, é fundamentalmente importante – e necessário – o
professor refletir o seu trabalho. Pensando nessas questões, nasceu a oficina
pedagógica intitulada “A Oficina Pedagógica como espaço de socialização de
conhecimentos, saberes e práticas”, que aconteceu na Universidade do Estado da
Bahia – UNEB, Campus XVII, em prol da Escola Municipal Bartolomeu Guedes, do
município de Serra do Ramalho – BA, entre os dias 13 a 17 de fevereiro de 2012,
tendo como objetivos a socialização de conhecimentos, saberes e práticas entre
os profissionais da educação, visando o despertar de reflexões acerca da
prática pedagógica, fomentando, assim, o diálogo sobre o processo que envolve o
ensinar e o aprender sob a ótica das práticas e experiências vivenciadas por
esses profissionais no cotidiano escolar.
Em
sintonia com o princípio de formação continuada e coletiva, o referido evento
foi idealizado e coordenado por Hélida da Paixão Rodrigues de Barros, Silvano
Messias dos Santos e Tainara da Silva Costa, graduando/graduandas do 7º
semestre do curso de Pedagogia com Habilitação em Docência e Gestão de
Processos Educativos da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, e contou com a
participação de todos os professores da Escola Municipal Bartolomeu Guedes,
instituição escolar localizada na comunidade de Fechadinha, município de Serra
do Ramalho – BA. Nesta perspectiva, objetivou a realização das oficinas
possibilitar a esses professores momentos de diálogo sobre o trabalho
pedagógico desenvolvido na Escola Municipal Bartolomeu Guedes, tendo como
referência a reflexão de seus saberes e fazeres.
Partindo de tais
conjecturas, durante os cinco dias de oficinas foram discutidas temáticas como:
a escola como espaço de formação de formação de sujeitos; a avaliação da
aprendizagem: um momento para refletir a prática pedagógica; a indústria
cultural de massa: um olhar sobre os filmes infantis; as relações humanas no
trabalho pedagógico; as tecnologias e suas implicações no contexto escolar.
Para tanto, as oficinas contaram com a participação de professoras
especialistas e mestras em Educação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB,
Campus XVII, entre as quais Edna Souza Moreira, Cynara Adriana sento Sé
Magalhães Cordeiro Celestino Alves e Fausta Porto Couto.
À luz do proposto e
do vivido, entendemos que as oficinas pedagógicas podem ser defendidas como um
espaço/momento para a qualificação, o fortalecimento do trabalho coletivo, a
integração e a socialização de assuntos relevantes da área da educação,
contribuindo, assim, para a formação docente. E foi pensando nessa formação que
esse trabalho com os professores se propôs a realizar.
Hélida Barros, Silvano Messias e Tainara Costa
Compartilhar
Nenhum comentário:
Postar um comentário