quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A Oficina Pedagógica como espaço de socialização de conhecimentos, saberes e práticas.


Ensinar – num sentido amplo – pressupõe despertar o sujeito para o conhecimento. Mas como fazer isso? Sabemos que a construção do conhecimento é um processo e, por se tratar de um processo, acontece – ou pode acontecer – em etapas e de diferentes formas. Em se tratando da educação no contexto escolar, essas etapas caracterizam o trabalho do professor: o que ensinar-aprender, por que ensinar-aprender, como ensinar-aprender, quando ensinar-aprender.
Partindo de tais pressupostos, é fundamentalmente importante – e necessário – o professor refletir o seu trabalho. Pensando nessas questões, nasceu a oficina pedagógica intitulada “A Oficina Pedagógica como espaço de socialização de conhecimentos, saberes e práticas”, que aconteceu na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XVII, em prol da Escola Municipal Bartolomeu Guedes, do município de Serra do Ramalho – BA, entre os dias 13 a 17 de fevereiro de 2012, tendo como objetivos a socialização de conhecimentos, saberes e práticas entre os profissionais da educação, visando o despertar de reflexões acerca da prática pedagógica, fomentando, assim, o diálogo sobre o processo que envolve o ensinar e o aprender sob a ótica das práticas e experiências vivenciadas por esses profissionais no cotidiano escolar.
 Em sintonia com o princípio de formação continuada e coletiva, o referido evento foi idealizado e coordenado por Hélida da Paixão Rodrigues de Barros, Silvano Messias dos Santos e Tainara da Silva Costa, graduando/graduandas do 7º semestre do curso de Pedagogia com Habilitação em Docência e Gestão de Processos Educativos da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, e contou com a participação de todos os professores da Escola Municipal Bartolomeu Guedes, instituição escolar localizada na comunidade de Fechadinha, município de Serra do Ramalho – BA. Nesta perspectiva, objetivou a realização das oficinas possibilitar a esses professores momentos de diálogo sobre o trabalho pedagógico desenvolvido na Escola Municipal Bartolomeu Guedes, tendo como referência a reflexão de seus saberes e fazeres.
 Partindo de tais conjecturas, durante os cinco dias de oficinas foram discutidas temáticas como: a escola como espaço de formação de formação de sujeitos; a avaliação da aprendizagem: um momento para refletir a prática pedagógica; a indústria cultural de massa: um olhar sobre os filmes infantis; as relações humanas no trabalho pedagógico; as tecnologias e suas implicações no contexto escolar. Para tanto, as oficinas contaram com a participação de professoras especialistas e mestras em Educação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XVII, entre as quais Edna Souza Moreira, Cynara Adriana sento Sé Magalhães Cordeiro Celestino Alves e Fausta Porto Couto.
 À luz do proposto e do vivido, entendemos que as oficinas pedagógicas podem ser defendidas como um espaço/momento para a qualificação, o fortalecimento do trabalho coletivo, a integração e a socialização de assuntos relevantes da área da educação, contribuindo, assim, para a formação docente. E foi pensando nessa formação que esse trabalho com os professores se propôs a realizar.






















Hélida Barros, Silvano Messias e Tainara Costa
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