quinta-feira, 29 de novembro de 2012

SUBPROJETO PIBID/UNEB/DCHT XVII – ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO LETRAMENTO NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

SOBRE O PIBID NA UNEB

O PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência é um programa da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e tem por objetivo fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério básico, numa ação que articula a participação de estudantes dos Cursos de Licenciatura das Universidades Públicas nas escolas da Educação Básica sob a supervisão de professores da Universidade.
Em 2009 a UNEB inicia sua a participação no PIBID com onze subprojetos. Em 2011 passa para dezoito subprojetos e em 2012 para trinta e nove subprojetos, distribuídos em dezoito Campi.
O PIBID NO DCHT XVII
O Campus de Bom Jesus da Lapa foi inserido no projeto PIBID/UNEB em agosto de 2012, com o subprojeto ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO LETRAMENTO NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, sob coordenação da professora Ms. Elenice de Brito Teixeira Silva.
Este subprojeto visa inserir estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia  nas práticas educativas desenvolvidas em escolas de ensino fundamental do município de Bom Jesus da Lapa, com a finalidade de analisar os modos de organização do trabalho pedagógico nos três primeiros anos, tendo em vista sua articulação com o eixo alfabetização/letramento, além de estabelecer interlocuções com os professores supervisores, no sentido de pensar juntos as práticas de leitura e escrita; e desenvolver estratégias metodológicas voltadas para a aquisição e consolidação desse processo. As ações previstas estão divididas em dois grupos: as atividades de pesquisa e formação (observação nas escolas, reuniões, estudos, reflexões teóricas, levantamento bibliográfico, seminários, oficinas, elaboração de materiais); e as ações desenvolvidas nas escolas, junto às crianças, com foco na leitura e na escrita. Para fins deste estudo, o processo de alfabetização e letramento na infância será analisado, principalmente, nas perspectivas de Soares, Ferreiro e Teberosky. Dessa forma, o subprojeto tem como objetivo, ainda, produzir materiais didáticos e estratégias metodológicas com foco no desenvolvimento da consciência fonológica, na formação dos precursores da alfabetização e na auto expressão da criança, como rodas de leitura, jogos, ciranda do livro, festivais e feiras literárias e produção de textos que serão compilados em um livro.

EQUIPE PIBID DCHT XVII

Coordenação de Área:

ELENICE DE BRITO TEIXEIRA SILVA

Professora supervisora – Escola Municipal Balão Mágico:

BLÂNIA DE ARAUJO SANTOS SOUZA

Bolsistas de Iniciação à Docência - Escola Municipal Balão Mágico

ADILENE BARBOSA DA SILVA
ELISSANDRA CATARINA DA SILVA
MÔNICA NUNES REIS
SILVANI DE ANDRADE SANTOS
VALDIRENE COSTA OLIVEIRA
VERÔNICA CONCEIÇÃO DOS SANTOS

Professora supervisora – Escola Municipal Bom Jesus dos Navegantes

ANA PEREIRA DOS SANTOS

Bolsistas de Iniciação à Docência - Escola Municipal Bom Jesus dos Navegantes

DENISLEI SOUSA CASTRO
ELOÍSIA AMARAL SENA
JEANE MOURA ROCHA
JHONATAN ALMEIDA DA COSTA
JOANA OLIVEIRA DOS SANTOS
JOCELI BARBOSA MELO
LUCIANA SOARES P. V. DA SILVA
MÁRCIA SANTANA DE SOUZA
MÔNICA DA SILVA CARMO
ROBSON ROBEIRO SOARES
ROMÁRIO PEREIRA CARVALHO
ROSÁLIA DIAS DO CARMO
ROSÂNGELA PEREIRA DOS SANTOS
SÔNIA DA SILVA ALVES

Compartilhar

Um comentário:

  1. O PIBID é um projeto muito bom,pois insere o estudante na docência,auxiliando de forma ímpar na nossa formação,as reflexões teóricas no campo da alfabetização e letramento tem contribuído para a melhora da nossa prática e compreensão da temática.Márcia Santana.

    ResponderExcluir

Núcleo de Pesquisa e Extensão - UNEB/DCHT Campus XVII
E-Mail do NUPE: nupelapa@gmail.com
FONE/FAX: (77) 3481-5088 ramal: 204
Av. Agenor Magalhães S/Nº – Amaralina
CEP: 47.600-000 – Bom Jesus da Lapa - Ba