quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

EDITAIS PIBID/UNEB CAPES Nº 010/2014 E PIBID/UNEB/FAPESB 011/2014



AVISO:

O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT/ Campus XVII, de Bom Jesus da Lapa, comunica que estão abertas as inscrições para seleção de candidatos às 40 (quarenta) bolsas de Iniciação à Docência e 04 (quatro) bolsas de Supervisão do Programa Institucional de Apoio a Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para professores de escolas inscritas no programa, conforme os Editais: PIBID/UNEB CAPES N° 010/2014 e PIBID/UNEB/ FAPESB N° 011/2014, publicados no Diário Oficial do Estado no dia 05 de fevereiro de 2014.

Período de Inscrição: 11 a 18 de fevereiro de 2014
Período da seleção: 19 a 22 de fevereiro de 2014

Vagas para PIBID/UNEB CAPES:
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XVII – Bom Jesus da Lapa
Pedagogia


Pedagogia e Formação em Contexto: Práticas Pedagógicas Referenciais nas Culturas da Infância.
Coordenadoras: Elenice de Brito Teixeira e Edna Souza Moreira.
Iniciação à Docência =30
Supervisão=3

Vagas para PIBID/UNEB/ FAPESB:
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XVII – Bom Jesus da Lapa
Pedagogia


Práticas de letramento: Tecendo Saberes por meio dos Gêneros Textuais
Coordenadora:  Elvina Perpétua Ramos Almeida
Iniciação à Docência =10
Supervisão=1



Sobre o PIBID/ UNEB, consulte a página  http://www.uneb.br/pibid/




DIÁRIO OFICIAL

Salvador, Bahia  Quarta-feira 
 5 de Fevereiro de 2014



 EDITAL PROGRAD / PIBID/UNEB CAPES N° 010/2014

 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso das atribuições, legais e regimentais, torna público o presente Edital de abertura de inscrições para seleção de candidatos às 1563 Bolsas de Iniciação à Docência, e 234 bolsas de Supervisão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), conforme Edital PIBID 061.2013 de acordo com o disposto nas leis específicas, no orçamento previsto e nas exigências abaixo estabelecidas. 1. DOS OBJETIVOS O PIBID UNEB tem como objetivos: a) inserir os estudantes dos cursos de Licenciatura da UNEB na cultura organizacional das escolas da Educação Básica do Estado da Bahia; b) valorizar o magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente; c) promover a melhoria da qualidade da Educação Básica do Estado da Bahia; d) promover a articulação integrada da educação superior com a educação básica; e) elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciaturas da UNEB; f) estimular a integração da educação superior com a educação básica no ensino fundamental e médio, de modo a estabelecer projetos de cooperação que elevem a qualidade do ensino nas escolas da rede pública; g) fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, que utilizem recursos de tecnologia da informação e da comunicação, e que se orientem para a superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem; h) valorizar o espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento na formação de professores para a educação básica; e i) proporcionar aos futuros professores participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola. 2. DAS INSCRIÇÕES 2.1. A inscrição e seleção serão efetuadas conforme as seguintes regras: a) Período: 11 a 22 de fevereiro de 2014 b) Requisitos: Poderão submeter-se para seleção de iniciação à docência estudantes dos Cursos de Licenciatura dos Departamentos abaixo indicados; e para supervisores, professores da Escola Básica das Escolas parceiras dos subprojetos. c) Local de inscrição dos bolsistas de iniciação à docência: Colegiados dos Cursos de Graduação, abaixo relacionados: Licenciatura em Química (Departamento de Ciências Exatas e da Terra/ Campus I – Salvador); Licenciatura em Letras - Língua Inglesa (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus I – Salvador); Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus I – Salvador); Licenciatura em Letras – Língua Espanhola (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus I – Salvador); Licenciatura em Ciências Sociais e Pedagogia – Interdisciplinar (Departamento de Educação – DEDC/ Campus I – Salvador); Licenciatura em Pedagogia (Departamento de Educação – DEDC/ Campus I – Salvador); Licenciatura em Matemática e Ciências Biológicas – Interdisciplinar (Departamento de Ciências Exatas e da Terra – DCET/ Campus II – Alagoinhas); Licenciatura em Educação Física (Departamento de Educação – DEDC/ Campus II – Alagoinhas); Licenciatura em Pedagogia (Departamento Ciências Humanas – DCH/ Campus III – Juazeiro); Licenciatura em Geografia e Letras – Língua Inglesa – Interdisciplinar (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IV – Jacobina); Licenciatura em Educação Física (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IV – Jacobina); Licenciatura em Letras- Língua Inglesa (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IV – Jacobina); Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IV - Jacobina); Licenciatura em Geografia (Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus V - Santo Antonio de Jesus); Licenciatura em História (Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus V - Santo Antonio de Jesus); Licenciatura em Letras - Língua Inglesa (Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus V - Santo Antonio de Jesus); Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa (Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus V - Santo Antonio de Jesus); Licenciatura em Geografia (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI – Caetité); Licenciatura em História (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI – Caetité); Licenciatura em Letras – Língua Inglesa (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI Caetité); Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI Caetité); Licenciatura em Ciências Biológicas (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI - Caetité); Licenciatura em Geografia, Ciências Biológicas, História, Matemática, Letras – Língua Portuguesa e Letras Língua Inglesa – Interdisciplinar (Departamento de Educação – DEDC/Campus VI – Caetité); Licenciatura em Matemática e Pedagogia – Interdisciplinar (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VII – Senhor do Bonfim); Licenciatura em Pedagogia (Departamento de Educação Campus VII – Senhor do Bonfim); Licenciatura em Ciências Biológicas (Departamento de Educação – DEDC/ Campus – VIII – Paulo Afonso) Licenciatura em Pedagogia (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IX – Barreiras); Licenciatura em Matemática (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IX – Barreiras); Licenciatura em Ciências Biológicas (Departamento de Educação – DEDC/ Campus X – Teixeira de Freitas) Licenciatura em História (Departamento de Educação – DEDC/ Campus X - Teixeira de Freitas); Licenciatura em Pedagogia (Departamento de Educação – DEDC/ Campus X - Teixeira de Freitas); Licenciatura em Matemática (Departamento de Educação – DEDC/ Campus X - Teixeira de Freitas); Licenciatura em Letras com Língua Inglesa (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus X – Teixeira de Freitas); Licenciatura em Pedagogia, Ciências Biológicas e Letras – Língua Portuguesa – Interdisciplinar (Departamento de Educação – DEDC/ Campus X - Teixeira de Freitas); Licenciatura em Pedagogia (Departamento de Educação – DEDC/ Campus XI – Serrinha); Licenciatura em Geografia (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus XI - Serrinha); Licenciatura em Educação Física (Departamento de Educação - DEDC/ Campus XII – Guanambi); Licenciatura em Pedagogia (Departamento de Educação - DEDC/ Campus XII – Guanambi); Licenciatura em História (Departamento de Ciências Humanas DCH/ Campus XIII – Itaberaba); Licenciatura em História (Departamento de Educação - DEDC/ Campus XIV - Conceição do Coité); Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa (Departamento de Educação - DEDC/ Campus XIV - Conceição do Coité); Licenciatura em Letras – Língua Inglesa (Departamento de Educação - DEDC/ Campus XIV - Conceição do Coité); Licenciatura em Pedagogia (Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XVI – Irecê); Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa (Departamento de Ciências Humanas e Tecnológicas – DCHT/Campus XVI – Irecê); Licenciatura em Letra – Língua Portuguesa e Pedagogia (Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XVI – Irecê); Licenciatura em Pedagogia (Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XVII – Bom Jesus da Lapa); Licenciatura em História (Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/Campus XVIII – Eunápolis); Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus – XXII – Euclides da Cunha); Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XXIII – Seabra ); d) Local de inscrição de bolsistas de supervisão: Secretaria da escola participante do PIBID UNEB. 3. DA QUANTIDADE DE BOLSAS A quantidade de bolsas encontra-se descrita no Anexo 1 deste Edital. 4. DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA INSCRIÇÃO DO BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO PROGRAMA 4.1. Os documentos para efetivar a inscrição são os abaixo relacionados: a) formulário da ficha de inscrição, (Anexo 2, disponível na página www.uneb.br/pibid); b) carta de interesse, expondo os motivos que o levam a participar do subprojeto para o qual quer concorrer, (Anexo 3, disponível na página www.uneb.br/pibid); c) histórico escolar atualizado; d) cópia legível do CPF; e) cópia legível de documento de identidade com foto; f) comprovante de residência - recibo recente da COELBA, Embasa e outros; g) comprovante de titularidade de conta corrente bancária ativa do Banco do Brasil; h) currículo atualizado - Plataforma Lattes. 4.2. Os formulários previstos nos itens anteriores, devidamente preenchidos e assinados, juntamente com os documentos exigidos, deverão ser entregues no ato da inscrição. 5. DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA INSCRIÇÃO DO BOLSISTA DE SUPERVISÃO NO PROGRAMA 5.1. Os documentos para efetivar a inscrição são os abaixo relacionados: a) formulário da ficha de inscrição, (Anexo 2, disponível na página www.uneb.br/pibid); b) carta de interesse, expondo os motivos que o levam a participar do subprojeto PIBID-UNEB na escola em que atua (Anexo 3, disponível na página www.uneb.br/pibid); c) cópia do CPF; d) cópia de documento de identidade com foto; e) comprovante de residência; f) declaração da instituição que atua em papel timbrado, assinada e carimbada pelo seu representante legal, indicando tempo de serviço, cargo ocupado e funções desempenhadas; g) comprovante de titularidade de conta corrente bancária ativa do Banco do Brasil; h) currículo atualizado - Plataforma Lattes. 5.1 Os candidatos à bolsa de Supervisão têm que estar no exercício da sala de aula na escola parceira. 6. DAS CONDIÇÕES EXIGIDAS PARA PARTICIPAÇÃO COMO BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCENCIA NO PROGRAMA Os candidatos às bolsas de iniciação à docência deverão atender aos seguintes requisitos: a) ser brasileiro ou, se estrangeiro, possuir visto permanente no País; b) estar regularmente matriculado no curso de licenciatura correspondente ao subprojeto do qual fará parte, entre segundo e penúltimo semestres; em caso de subprojeto interdisciplinar, seu curso deve ser um dos que compõem o subprojeto; c) estar em dia com as obrigações eleitorais; d) estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo ele seja aprovado; e) dedicar-se, no período de vigência da bolsa, exclusivamente às atividades do PIBID, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas regulares; f) assinar Termo de Compromisso do PIBID UNEB (anexo 4, disponível na página www.uneb.br/pibid) em que declare dispor de, no mínimo, 32 (trinta) horas mensais para dedicar-se às atividades referentes ao desenvolvimento do plano de trabalho apresentado; g) não ter vínculo empregatício ou receber outra bolsa de qualquer natureza, com exceção de auxílio alimentação ou auxílio moradia; h) assinar a frequência e entregá-la ao bolsista supervisor no último dia útil do mês de desenvolvimento das atividades; i) apresentar relatório das atividades desenvolvidas sempre que solicitado; j) comprometer-se em apresentar o trabalho desenvolvido e seus resultados em eventos acadêmicos quando convidado ou indicado pelo coordenador do subprojeto; k) comprometer-se em participar das atividades referentes ao desenvolvimento do subprojeto quando convocado; e l) estar em pleno acordo com os princípios filosóficos e pedagógicos que norteiam o PIBID. 7. DAS CONDIÇÕES EXIGIDAS PARA PARTICIPAÇÃO COMO BOLSISTA DE SUPERVISÃO NO PROGRAMA Os candidatos às bolsas de supervisão deverão atender aos seguintes requisitos: a) ser brasileiro ou, se estrangeiro, possuir visto permanente no País; b) estar em dia com as obrigações eleitorais; c) estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo ele seja aprovado; d) assinar Termo de Compromisso do PIBID/UNEB (anexo 4, disponível na página www.uneb.br/pibid), declarando dispor de, no mínimo, 32 (trinta) horas mensais para dedicar-se às atividades referentes ao desenvolvimento do plano de trabalho apresentado; e) assinar a frequência e entregá-la ao coordenador do subprojeto no último dia útil do mês de desenvolvimento das atividades; f) apresentar relatório das atividades desenvolvidas, sempre que solicitado; g) comprometer-se em apresentar o trabalho desenvolvido e seus resultados em eventos quando convidado ou indicado pelo coordenador do subprojeto. h) ser profissional da educação básica, em efetivo exercício, na rede pública; i) estar em exercício há pelo menos dois anos na escola participante do subprojeto do PIBID-UNEB, com prática efetiva de sala de aula; j) ter vínculo com a escola participante de modo que possibilite a sua permanência no subprojeto do PIBID-UNEB até a conclusão deste; k) participar como co-formador dos bolsistas de iniciação à docência, em articulação com o coordenador do subprojeto; l) ter experiência comprovada relativa ao campo de ensino e aprendizagem na área específica do subprojeto para o qual se inscreveu; m) acompanhar os bolsistas de iniciação à docência no desenvolvimento das atividades do subprojeto; e, n) estar em pleno acordo com os princípios filosóficos e pedagógicos que norteiam o PIBID. 8. DA SELEÇÃO 8.1. A seleção dos bolsistas será realizada por comissão presidida pelo Coordenador do subprojeto e por mais 02 (dois) professores do Departamento, a partir de critérios estabelecidos segundo a natureza do subprojeto. a) A seleção dos bolsistas de iniciação à docência constará de análise da carta de interesse, do currículo, do histórico escolar (escore) e de entrevista; 8.3. A seleção dos bolsistas de supervisão dar-se-á da seguinte maneira: a) a escola da rede pública (estadual ou municipal) que aderiu ao PIBID UNEB, ouvidas as orientações do coordenador do subprojeto do qual participará, dará ampla e irrestrita divulgação a este; b) em reunião colegiada, a escola elegerá os docentes para participar da seleção dos bolsistas de supervisão, cumprindo os critérios exigidos no item 7 analisando os princípios do Programa; c) a escola informará ao coordenador do subprojeto, através de ofício, os nomes dos docentes eleitos para participarem da seleção; d) os docentes eleitos pela escola serão avaliados mediante análise dos documentos apresentados no ato da inscrição e entrevista individual pela comissão de seleção; e) após cumprimento das etapas acima, a comissão de seleção procederá à classificação final dos candidatos. 9. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS O resultado será divulgado nos Colegiados dos Cursos, nas escolas participantes do PIBID UNEB e no site da UNEB - www.uneb.br/pibid. 10. DO VALOR DAS BOLSAS 10.1. A bolsa de iniciação à docência (discente) corresponde ao valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais), pagos diretamente ao beneficiário. 10.2. A bolsa de supervisão (professor da Escola Básica) corresponde ao valor mensal de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais), pagos diretamente ao beneficiário. 11. DO ACOMPANHAMENTO E DA AVALIAÇÃO O acompanhamento e a avaliação das atividades desenvolvidas pelos bolsistas de iniciação à docência e dos bolsistas de supervisão ficarão sob a responsabilidade dos Coordenadores Institucional do Projeto e Coordenadores dos subprojetos no qual estes estão vinculados. 12. DO DESLIGAMENTO DO PROGRAMA 12.1. O bolsista de iniciação à docência será desligado do PIBID UNEB quando: a) colar grau; b) encaminhar solicitação de desligamento ao bolsista de supervisão ou professor coordenador do subprojeto (Anexo 5, disponível na página www.uneb.br/pibid); c) a pedido do bolsista de supervisão ou do coordenador do subprojeto, mediante justificativa; d) trancar matrícula; e) deixar de cumprir as condições estabelecidas neste Edital; e f) ser beneficiado por outra bolsa, excetuando àquelas previstas na letra h do item 6 do presente edital. 12.2. O bolsista de supervisão será desligado do PIBID UNEB quando: a) encaminhar solicitação de desligamento ao professor coordenador do subprojeto (Anexo 6, disponível na página www.uneb.br/pibid); b) a pedido do coordenador do subprojeto, mediante justificativa; c) deixar de cumprir as condições estabelecidas neste Edital; e d) for desligado da escola na qual é desenvolvido o subprojeto. 12.3. Na hipótese de ocorrer substituição do bolsista de iniciação à docência e/ou do bolsista de supervisão, esta tem que ser comunicada à Coordenação Institucional do Projeto, e o substituto deverá atender a todas as exigências deste Edital, observando-se os prazos de conclusão da Bolsa PIBID, do curso e das atividades do subprojeto. 13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 13.1. Ficam impedidos de se inscrever para a seleção no PIBID UNEB, pelo período de dois semestres, ex-bolsistas que foram desligados por não cumpriram as exigências constantes nos itens 6 e 7 deste Edital. 13.2. Os bolsistas de iniciação à docência contemplados com a renovação da bolsa no período de vigência do subprojeto, só poderão pleitear nova concessão de bolsa após o interstício de dois semestres letivos, proporcionando oportunidade a outros licenciandos para usufruir do benefício. 13.3. Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação institucional do PIBID-UNEB e pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), respeitadas as competências e atribuições de cada um. GABINETE DO REITOR DA UNEB, Salvador, 04 de fevereiro de 2014. José Bites de Carvalho Reitor ANEXO 1 DO EDITAL Nº. 010/2014 QUADRO DE VAGAS Departamento Área/Curso Dados do Subprojeto Vagas Departamento de Ciências Exatas e da Terra – DCET/ Campus I - Salvador Química Subprojeto: Formação Inicial e Continuada – Desenvolvimento de Materiais Didáticos para o Ensino de Química Coordenador (a): Carmen Silvia da Silva Sá Iniciação à Docência = 06 Supervisão = 01 Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus I – Salvador Letras - Inglês Abordagem Comunicativa Intercultural do Ensino da Língua na Escola Publica de Salvador. Coordenador (a): Paula Carolina Fernandes Montenegro Iniciação à Docência =5 Supervisão =1 Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus I - Salvador Letras - Português A Representação do Negro na Literatura Brasileira e a Produção de Escritores (as) Afro-Brasileiros e Africanos na Contemporaneidade. Coordenador (a): Valdilene de Assis Ferreira Gondim Iniciação à Docência =10 Supervisão =1 Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus I - Salvador Letras - Espanhol Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira em Escolas Públicas de Salvador/BA: Conexões entre Teoria e Práticas. Coordenador (a): Aline Silva Gomes Iniciação à Docência =8 Supervisão =1 Departamento de Educação – DEDC/ Campus I - Salvador Interdisciplinar Ciências Sociais - Pedagogia Diversidade, Docência e Pesquisa na Educação Básica. Coordenador (a): Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios Iniciação à Docência =28 Supervisão =4 Departamento de Educação – DEDC/ Campus I - Salvador Pedagogia Entre a Universidade e a Escola: a mediação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) potencializando a Práxis Pedagogia. Coordenador (a): Ana Cristina Castro do lago; Jardelina Bispo do Nascimento e Ana Paula Silva da Conceição Iniciação à Docência =42 Supervisão =6 Departamento de Ciências Exatas e da Terra – DCET/ Campus II – Alagoinhas Interdisciplinar Matemática - Ciências Biológicas Subprojeto: Ensino e Pesquisa: Articulação Possível. Coordenador (a): Maria Rosileide Bezerra de Carvalho; Eltamara Souza da Conceição e Cristiane Ferreira Mercês dos Santos Iniciação à Docência = 50 Supervisão = 6 Departamento de Educação – DEDC/ Campus II - Alagoinhas Educação Física Educação Física: Espaço-Tempo e Experiências na/da Cultura Escolar. Coordenador (a): Viviane Rocha Viana e Diana Martins Tigre Iniciação à Docência = 30 Supervisão = 3 Departamento Ciências Humanas – DCH/ Campus III - Juazeiro Pedagogia Práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola e fundamentadas na perspectiva da contextualizada e da convivência com o Campo e o Semiárido Brasileiro. Coordenador (a):Edilene Carvalho Teles e Iva Autina Cavalcante Lima Santos Iniciação à Docência = 21 Supervisão = 4 Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IV - Jacobina Interdisciplinar Geografia – Letras/Inglês Língua Inglesa e Geografia no ensino Médio: Transitando pelas Hipermídias e Hipertextos numa Proposta Interdisciplinar. Coordenador (a): Rodrigo dos Reis Nunes e Ivaneide Silva dos Santos Iniciação à Docência = 25 Supervisão = 3 Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IV – Jacobina Educação Física Escola como Espaço da Cultura Corporal na Cidade de Jacobina - BA Coordenador (a): Vamberto Ferreira Miranda Filho e Rita de Cassia Roxane Ferreira Borges Iniciação à Docência =22 Supervisão = 4 Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IV - Jacobina Letras/ Inglês THE BOOK IS ON/ABOVE/UNDER/BESIDE THE TABLBE: Pela Construção de Práticas Pedagógicas Reflexivas e Contextualizadas no Ensino de Língua Inglesa Coordenador (a): Gracielia Novas da Penha e Juliane Regina Trevisol Iniciação à Docência = 25 Supervisão = 3 Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IV - Jacobina Letras/Português Linguagem, Docência e Diversidade: Vivencias e Aprendizagens. Coordenador (a): Márcia Regina Mendes Santos e Patrícia Vilela da Silva Iniciação à Docência = 30 Supervisão =6 Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus V - Santo Antonio de Jesus Geografia #Vamosprárua – Bairro-Escola Cajueiro: Caminhos da Inicialização à Docência em Geografia. Coordenador (a): Patrícia Pires Queiroz e Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres. Iniciação à Docência = 24 Supervisão = 3 Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus V - Santo Antonio de Jesus História Tecendo Histórias e Formando Professores: Memórias, Contos e Encantos nas Expressões Socio-Culturais e Histórias no Cotidiano dos Afro-Brasileiros. Coordenador (a): Ana Rita Araújo Machado e Cristiana Ferreira Lyrio Ximenes Iniciação à Docência = 22 Supervisão = 4 Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus V - Santo Antonio de Jesus Letras/Inglês Tecendo Leituras, (RE) Construindo identidades: O lugar das Diferenças no Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa. Coordenador (a): Clebemilton Gomes do Nascimento Iniciação à Docência = 10 Supervisão =1 Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus V - Santo Antonio de Jesus Letras - Português Por entre os Caminhos do Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa: da Leitura à Produção do Texto. Coordenador (a): Ana Carolina Cruz de Souza; Ana Cláudia Pacheco de Andrade; Gilce de Souza Almeida e Suely Santos Santana Iniciação à Docência = 61 Supervisão =12 Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI - Caetité Geografia Linguagens e Ensino de Geografia: Práticas, Pesquisas e Possibilidades. Coordenador (a): Glauber Barros Alves Costa e Gabriela Silveira Rocha. Iniciação à Docência =25 Supervisão = 5 Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI - Caetité História A Formação Inicial do Professor de História e sua Atuação na Escola Básica: O Oficio do Historiador na Docência. Coordenador (a): Antonieta Miguel; Luciana Oliveira Correia e João Reis Novaes. Iniciação à Docência = 41 Supervisão =6 Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI - Caetité Letras/ Inglês O Material Didático na Aula de Língua Inglesa como Elemento de Integração Social: Analise Produção e Utilização. Coordenador (a): Reinaldo Ferreira da Silva e Keila Mendes dos Santos Iniciação à Docência = 30 Supervisão = 3 Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI - Caetité Letras/ Português As Múltiplas Linguagens na Formação Docente. Coordenador (a): Aparecida de Fátima Brasileiro Teixeira; Ginaldo Cardoso de Araújo; Patrícia Kátia da Costa Pina e Ricardo Tupiniquim Ramos. Iniciação à Docência = 70 Supervisão =14 Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI - Caetité Ciências Biológicas As Diferentes Ciências na Produção dos Saberes Escolares nas Disciplinas de Biologia e Ciências Naturais. Coordenador (a): Elizeu Pinheiro da Cruz; Jaqueline dos Santos Cardoso; Clóvis Piau Santos e Juliane dos Santos Amorim Iniciação à Docência = 50 Supervisão =5 Departamento de Educação – DEDC/Campus VI - Caetité Interdisciplinar Geografia – Ciências Biológicas – História - Matemática – Letras /Português – Letras/Inglês Interdisciplinaridade, Formação Docente e Temas Transversais. Coordenador (a): Maria Claudia Meira Santos Barros; Janaina de Jesus Santos; Luciete de Cassia Souza Lima Bastos e Ângela Maria Camargo Rodrigues. Iniciação à Docência = 65 Supervisão =7 Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VII – Senhor do Bonfim Interdisciplinar Matemática - Pedagogia Iniciação à Docência: Uma Colaboração entre Áreas, Sujeitos e Espaços. Coordenador (a): Maria Celeste Souza Castro e Alayde Ferreira dos Santos Iniciação à Docência = 30 Supervisão = 6 Departamento de Educação – DEDC/ Campus – VIII – Paulo Afonso Ciências Biológicas (Com) Ciências em Sala de Aula: (Re) Construindo Saberes e Competências. Coordenador (a): Edilson Alves dos Santos; Josilda Batista Lima; Nadja Santos Vitória Rita de Cássia Matos dos Santos Araújo Iniciação à Docência = 61 Supervisão = 8 Departamento de Educação Campus VII – Senhor do Bonfim Pedagogia Experimentando Possibilidades na Organização do Trabalho Pedagógico das Escolas do Campo Multisseriadas. Coordenador (a): Ivânia Paula Freitas de Souza Iniciação à Docência =10 Supervisão =1 Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IX - Barreiras Pedagogia Tecendo os Caminhos da Docência: a Relação Universidade – Comunidade como Espaço de Construção da Identidade do(a) Pedagogo(a). Coordenador (a): Edson Carvalho de Souza Santana; Ana Jovina Oliveira Vieira de Carvalho; Christiane Andrade de Regis Tavares; Carla Cassiana Lima de Almeida Ribeiro. Iniciação à Docência = 64 Supervisão = 12 Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IX – Barreiras Matemática Laboratório de Ensino de Matemática: Espaço de Formação numa Perspectiva Lúdica. Coordenador (a): Américo Junior Nunes da Silva; Simone Leal de Souza Coite e Gabriela Souza Rego Pimentel Iniciação à Docência = 41 Supervisão = 5 Departamento de Educação – DEDC/ Campus X – Teixeira de Freitas Ciências Biológicas As Transversalidades da Saúde no Ensino de Ciências e Biologia: Uma Interlocução entre a Educação Superior e a Educação Básica. Coordenador (a): Liziane Martins e Ivo Fernandes Gomes Iniciação à Docência = 25 Supervisão = 3 Departamento de Educação – DEDC/ Campus X - Teixeira de Freitas História A História e o Social: A Comunidade e os Espaços da Cidade como Integrantes do Processo de Ensino-Aprendizagem. Coordenador (a):Jonathan de Oliveira Molar e Márcio Soares Santos Iniciação à Docência = 24 Supervisão = 3 Departamento de Educação – DEDC/ Campus X - Teixeira de Freitas Pedagogia Práticas Pedagógicas Interdisciplinares nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Áreas e Saberes Entrelaçados pela Leitura e Escrita. Coordenador (a): Lúcia de Fátima Oliveira de Jesus Luzeni Ferraz de Oliveira Carvalho Iniciação à Docência = 40 Supervisão = 6 Departamento de Educação – DEDC/ Campus X - Teixeira de Freitas Matemática A Matemática e suas Conexões: Uma Intervenção a Partir da Inserção de Discentes Pibidianos no Ambiente Escolar. Coordenador (a): Célia Barros Nunes; Wilson D’Almeida Santana e Cloves Lisboa dos Santos Junior Iniciação à Docência = 42 Supervisão =6 Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus X – Teixeira de Freitas Letras/Inglês O Ensino Colaborativo na Formação de Professores de Língua Inglesa. Coordenador (a): Luciana Cristina da Costa Audi Iniciação à Docência = 12 Supervisão = 2 Departamento de Educação – DEDC/ Campus X - Teixeira de Freitas Interdisciplinar Pedagogia – Ciências Biológicas – Letras/Português “Cultura Digital e Aprendizagem: Práticas Interdisciplinares de Educação Ambiental, Literatura Infanto-Juvenil e Tecnologias na Escola”. Coordenador (a):Elzicléia Tavares dos Santos; Aline Santos de Brito Nascimento e Ana Odália Vieira Sena Iniciação à Docência = 45 Supervisão =6 Departamento de Educação – DEDC/ Campus XI - Serrinha Pedagogia As Tecnologias (Digitais, Sociais, Ambientais) e suas Contribuições para a Formação Docente no Território do Sisal. Coordenador (a): Maria Elizangela Ramos Junqueira; Ana Cristina de Mendonça Santos e Renata Adrian Ribeiro Santos Ramos Iniciação à Docência =41 Supervisão =8 Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus XI - Serrinha Geografia “Formação Docente e Geografia Escolar: das Práticas e Saberes Espaciais à Construção do Conhecimento Geográfico”. Coordenador (a): Marize Damiana Moura Batista e Batista; Simone Santos de Oliveira e Jussara Fraga Portugal Iniciação à Docência = 45 Supervisão =9 Departamento de Educação - DEDC/ Campus XII – Guanambi Educação Física Educação Física Escolar: Construindo Possibilidades Pedagógicas a Partir de uma Perspectiva Cultural. Coordenador (a): Glaurea Nádia Borges de Oliveira e Luiz Humberto Rodrigues Souza Iniciação à Docência = 30 Supervisão = 5 Departamento de Educação - DEDC/ Campus XII – Guanambi Pedagogia Laboratório de Práticas Pedagógicas Coordenador (a): Maria de Fátima Pereira Carvalho; Joseni Pereira Meira Reis e Sandra Alves de Oliveira Iniciação à Docência = 45 Supervisão = 8 Departamento de Ciências Humanas DCH/ Campus XIII - Itaberaba História A Memória Regional vai à Escola: Tradição, Cultural e Oralidade em Diálogos com a Lei 11.645/08 em Itaberaba. Coordenador (a): Rodrigo Freitas Lopes e Cristiane Batista da Silva Santos Iniciação à Docência = 40 Supervisão =4 Departamento de Educação - DEDC/ Campus XIV - Conceição do Coité História O Diferente na Escola – Formação Docente, Ensino e Abordagem do Conteúdo Multicultural no Ensino de História. Coordenador (a): Kleber José Fonseca Simões e Adriana Silva Telles Boudoux Iniciação à Docência =24 Supervisão = 4 Departamento de Educação - DEDC/ Campus XIV - Conceição do Coité Letras - Inglês Avançando na Aprendizagem do Inglês Através da Leitura e da Escrita. Coordenador (a): Rita de Cássia Silva Sacramento; Neila Maria Oliveira Santana Iniciação à Docência = 21 Supervisão =3 Departamento de Educação - DEDC/ Campus XIV - Conceição do Coité Letras – Português Diálogos Possíveis entre Universidade e Escola: Produzindo Práticas de Leitura e de Escrita de Gêneros Textuais/Discursivos. Coordenador (a): Obdália Santana Ferraz Silva e Janine Fontes de Souza Iniciação à Docência = 30 Supervisão =3 Departamento de Ciências Humanas e Tecnológicas – DCHT/Campus XVI - Irecê Letras- Português “Escrever na Escola: Uma Formação Cotidiana.” Coordenador (a):Luiz Felippe Santos Perret Serpa; Hilderlandia Penha Machado Santos Iniciação à Docência = 30 Supervisão =5 Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XVI – Irecê Pedagogia Produção de Estratégias Pedagógicas para Desenvolvimento de Leitura e Escrita em Criança da Educação Infantil e Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental. Coordenador (a): Fabrício Oliveira da Silva e Patrícia Júlia Souza Coelho Iniciação à Docência = 40 Supervisão = 8 Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XVI – Irecê Interdisciplinar Letras/Português-Pedagogia Linguística e Prática Pedagógica: O Plano Interdisciplinar na Potencialização do Trabalho Linguístico na Educação Básica. Coordenador (a): André Luiz Gaspari Madureira Iniciação à Docência = 20 Supervisão = 4 Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XVII – Bom Jesus da Lapa Pedagogia Pedagogia e Formação em Contexto: Práticas Pedagógicas Referenciais nas Culturas da Infância. Coordenador (a): Elenice de Brito Teixeira e Edna Souza Moreira. Iniciação à Docência = 30 Supervisão =3 Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/Campus XVIII - Eunápolis História Á práxis Colaborativa na Formação do Professor de História: Compartilhando Diálogos e Resinificando Práticas entre a Universidade e a Educação Escolar. Coordenador (a): Thaís dos Santos Vinhas Iniciação à Docência = 8 Supervisão =1 Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus – XXII – Euclides da Cunha Letras/Português Conhecimentos, Criação e Reflexão sobre Práticas de Leitura e Escrita em Escolas Euclidenses – dos Formatos Tradicionais aos Novos Suportes. Coordenador (a): Cleide Selma Alecrim Pereira; Andréa do Nascimento Mascarenhas Silva e Miriam Barreto de Almeida Passos. Iniciação à Docência = 45 Supervisão =6 Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XXIII - Seabra Letras/ Português Literatura: Afro-Brasilidades, Autores (as) Baianos (as) Coordenador (a): Gildeci Oliveira Leite Iniciação à Docência = 20 Supervisão = 2



DIÁRIO OFICIAL
Salvador, Bahia · Quarta-feira 
5 de Fevereiro de 2014



EDITAL PROGRAD / PIBID/UNEB/ FAPESB N° 011/2014

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso das atribuições, legais e regimentais, torna público o presente Edital de abertura de inscrições para seleção de candidatos às 100 Bolsas de Iniciação à Docência, e 20 bolsas de Supervisão do Programa Institucional de Apoio a Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), conforme Edital PIBID FAPESB nº 018/2013 de acordo com o disposto nas leis específicas, no orçamento previsto e nas exigências abaixo estabelecidas.
1. DOS OBJETIVOS
O PIBID UNEB tem como objetivos:
a) inserir os estudantes dos cursos de Licenciatura da UNEB na cultura organizacional das escolas da Educação Básica do Estado da Bahia;
b) valorizar o magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente;
c) promover a melhoria da qualidade da Educação Básica do Estado da Bahia;
d) promover a articulação integrada da educação superior com a educação básica;
e) elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciaturas da UNEB;
f) estimular a integração da educação superior com a educação básica no ensino fundamental e médio, de modo a estabelecer projetos de cooperação que elevem a qualidade do ensino nas escolas da rede pública;
g) fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, que utilizem recursos de tecnologia da informação e da comunicação, e que se orientem para a superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem;
h) valorizar o espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento na formação de professores para a educação básica; e
i) proporcionar aos futuros professores participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola.
2. DAS INSCRIÇÕES
2.1. A inscrição e seleção serão efetuadas conforme as seguintes regras:
a) Período: 11 a 22 de fevereiro de 2014
b) Requisitos: Poderão submeter-se para seleção de iniciação à docência estudantes dos Cursos de Licenciatura dos Departamentos abaixo indicados; e para supervisores, professores da Escola Básica das Escolas parceiras dos subprojetos.
c) Local de inscrição dos bolsistas de iniciação à docência: Secretaria dos Colegiados dos Cursos de Graduação, abaixo relacionados:
Licenciatura em Química - Departamento de Ciências Exatas e da Terra/ Campus I – Salvador;
Licenciatura em Letras - Departamento de Educação/ Campus II – Alagoinhas;
Licenciatura em Geografia - Departamento de Ciências Humanas/ Campus IV - Jacobina;
Licenciatura em Matemática Departamento de Ciências Humanas/ Campus VI - Caetité;
Licenciatura em Pedagogia - Departamento de Educação/ Campus VII – Senhor do Bonfim;
Licenciatura em Pedagogia - Departamento Educação/ Campus XI – Serrinha;
Licenciatura em Pedagogia - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias / Campus XVII – Bom Jesus da Lapa;
Licenciatura em História - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias / Campus XVIII - Eunápolis;
Licenciatura em Letras - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias / Campus XX - Brumado;
Licenciatura em Letras - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias/ Campus XXI – Ipiaú;
d) Local de inscrição de bolsistas de supervisão: Secretaria da escola participante do PIBID UNEB.
3. DA QUANTIDADE DE BOLSAS
A quantidade de bolsas encontra-se descrita no Anexo 1 deste Edital.
4. DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA INSCRIÇÃO DO BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO PROGRAMA
4.1. Os documentos para efetivar a inscrição são os abaixo relacionados:
a) formulário da ficha de inscrição, (Anexo 2);
b) carta de interesse, expondo os motivos que o levam a participar do subprojeto para o qual quer concorrer, (Anexo 3);
c) histórico escolar atualizado;
d) cópia legível do CPF;
e) cópia legível de documento de identidade com foto;
f) comprovante de residência - recibo recente da COELBA, Embasa e outros;
g) comprovante de titularidade de conta corrente bancária ativa do Banco do Brasil;
h) currículo atualizado - Plataforma Lattes.

4.2. Os formulários previstos nos itens anteriores, devidamente preenchidos e assinados, juntamente com os documentos exigidos, deverão ser entregues no ato da inscrição.
5. DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA INSCRIÇÃO DO BOLSISTA DE SUPERVISÃO NO PROGRAMA
5.1. Os documentos para efetivar a inscrição são os abaixo relacionados:
a) formulário da ficha de inscrição, (Anexo 2, disponível na página www.uneb.br/pibid);
b) carta de interesse, expondo os motivos que o levam a participar do subprojeto PIBID-UNEB na escola em que atua (Anexo 3, disponível na página www.uneb.br/pibid);
c) cópia do CPF;
d) cópia de documento de identidade com foto;
e) comprovante de residência;
f) declaração da instituição que atua em papel timbrado, assinada e carimbada pelo seu representante legal, indicando tempo de serviço, cargo ocupado e funções desempenhadas;
g) comprovante de titularidade de conta corrente bancária ativa do Banco do Brasil;
h) currículo atualizado - Plataforma Lattes.
5.2 Os candidatos à bolsa de Supervisão têm que estar no exercício da sala de aula na escola parceira.
6. DAS CONDIÇÕES EXIGIDAS PARA PARTICIPAÇÃO COMO BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCENCIA NO PROGRAMA
Os candidatos às bolsas de iniciação à docência deverão atender aos seguintes requisitos:
a) ser brasileiro ou, se estrangeiro, possuir visto permanente no País;
b) estar regularmente matriculado no curso de licenciatura correspondente ao subprojeto do qual fará parte, entre segundo e penúltimo semestres; em caso de subprojeto interdisciplinar, seu curso deve ser um dos que compõem o subprojeto;
c) estar em dia com as obrigações eleitorais;
d) estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo ele seja aprovado;
e) dedicar-se, no período de vigência da bolsa, exclusivamente às atividades do PIBID, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas regulares;
f) assinar Termo de Compromisso do PIBID UNEB (anexo 4, disponível na página www.uneb.br/pibid) em que declare dispor de, no mínimo, 32 (trinta) horas mensais para dedicar-se às atividades referentes ao desenvolvimento do plano de trabalho apresentado;
g) não ter vínculo empregatício ou receber outra bolsa de qualquer natureza, com exceção de auxílio alimentação ou auxílio moradia;
h) assinar a frequência e entregá-la ao bolsista supervisor no último dia útil do mês de desenvolvimento das atividades;
i) apresentar relatório das atividades desenvolvidas sempre que solicitado;
j) comprometer-se em apresentar o trabalho desenvolvido e seus resultados em eventos acadêmicos quando convidado ou indicado pelo coordenador do subprojeto;
k) comprometer-se em participar das atividades referentes ao desenvolvimento do subprojeto quando convocado; e
l) estar em pleno acordo com os princípios filosóficos e pedagógicos que norteiam o PIBID.
7. DAS CONDIÇÕES EXIGIDAS PARA PARTICIPAÇÃO COMO BOLSISTA DE SUPERVISÃO NO PROGRAMA
Os candidatos às bolsas de supervisão deverão atender aos seguintes requisitos:
a) ser brasileiro ou, se estrangeiro, possuir visto permanente no País;
b) estar em dia com as obrigações eleitorais;
c) estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo ele seja aprovado;
d) assinar Termo de Compromisso do PIBID/UNEB (anexo 4, disponível na página www.uneb.br/pibid), declarando dispor de, no mínimo, 32 (trinta) horas mensais para dedicar-se às atividades referentes ao desenvolvimento do plano de trabalho apresentado;
e) assinar a frequência e entregá-la ao coordenador do subprojeto no último dia útil do mês de desenvolvimento das atividades;
f) apresentar relatório das atividades desenvolvidas, sempre que solicitado;
g) comprometer-se em apresentar o trabalho desenvolvido e seus resultados em eventos quando convidado ou indicado pelo coordenador do subprojeto.
h) ser profissional da educação básica, em efetivo exercício, na rede pública;
i) estar em exercício há pelo menos dois anos na escola participante do subprojeto do PIBID-UNEB, com prática efetiva de sala de aula;
j) ter vínculo com a escola participante de modo que possibilite a sua permanência no subprojeto do PIBID-UNEB até a conclusão deste;
k) participar como co-formador dos bolsistas de iniciação à docência, em articulação com o coordenador do subprojeto;
l) ter experiência comprovada relativa ao campo de ensino e aprendizagem na área específica do subprojeto para o qual se inscreveu;
m) acompanhar os bolsistas de iniciação à docência no desenvolvimento das atividades do subprojeto; e,
n) estar em pleno acordo com os princípios filosóficos e pedagógicos que norteiam o PIBID.
8. DA SELEÇÃO
8.1. A seleção dos bolsistas será realizada por comissão presidida pelo Coordenador do subprojeto e por mais 02 (dois) professores do Departamento, a partir de critérios estabelecidos segundo a natureza do subprojeto.
a) A seleção dos bolsistas de iniciação à docência constará de análise da carta de interesse, do currículo, do histórico escolar e de entrevista;
8.2. A seleção dos bolsistas de supervisão dar-se-á da seguinte maneira:
a) a escola da rede pública (estadual ou municipal) que aderiu ao PIBID UNEB, ouvidas as orientações do coordenador do subprojeto do qual participará, dará ampla e irrestrita divulgação a este;
b) em reunião colegiada, a escola elegerá os docentes para participar da seleção dos bolsistas de supervisão, cumprindo os critérios exigidos no item 7 analisando os princípios do Programa;
c) a escola informará ao coordenador do subprojeto, através de ofício, os nomes dos docentes eleitos para participarem da seleção;
d) os docentes eleitos pela escola serão avaliados mediante análise dos documentos apresentados no ato da inscrição e entrevista individual pela comissão de seleção; e,
e) após cumprimento das etapas acima, a comissão de seleção procederá à classificação final dos candidatos.
9. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
O resultado será divulgado nos Colegiados dos Cursos, nas escolas participantes do PIBID UNEB e no site da UNEB - www.uneb.br/pibid .
10. DO VALOR DAS BOLSAS
10.1. A bolsa de iniciação à docência (discente) corresponde ao valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais), pago diretamente ao beneficiário.
10.2. A bolsa de supervisão (professor da Escola Básica) corresponde ao valor mensal de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais), pago diretamente ao beneficiário.
11. DO ACOMPANHAMENTO E DA AVALIAÇÃO
O acompanhamento e a avaliação das atividades desenvolvidas pelos bolsistas de iniciação à docência e dos bolsistas de supervisão ficarão sob a responsabilidade dos Coordenadores Institucional do Projeto e Coordenadores dos subprojetos aos quais estes estão vinculados.
12. DO DESLIGAMENTO DO PROGRAMA
12.1. O bolsista de iniciação à docência será desligado do PIBID UNEB quando:
a) colar grau;
b) encaminhar solicitação de desligamento ao bolsista de supervisão ou professor coordenador do subprojeto (Anexo 5, disponível na página www.uneb.br/pibid);
c) for solicitado pelo bolsista de supervisão ou do coordenador do subprojeto, mediante justificativa;
d) trancar matrícula;
e) deixar de cumprir as condições estabelecidas neste Edital; e
f) for beneficiado por outra bolsa, excetuando àquelas previstas na letra h do item 6 do presente edital.
12.2. O bolsista de supervisão será desligado do PIBID UNEB quando:
a) encaminhar solicitação de desligamento ao professor coordenador do subprojeto (Anexo 6);
b) a pedido do coordenador do subprojeto, mediante justificativa;
c) deixar de cumprir as condições estabelecidas neste Edital; e
d) for desligado da escola na qual é desenvolvido o subprojeto.
12.3. Na hipótese de ocorrer substituição do bolsista de iniciação à docência e/ou do bolsista de supervisão, esta tem que ser comunicada à Coordenação Institucional do Projeto, e o substituto deverá atender a todas as exigências deste Edital, observando-se os prazos de conclusão da Bolsa PIBID, do curso e das atividades do subprojeto.
13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
13.1. Ficam impedidos de se inscrever para a seleção no PIBID UNEB, pelo período de dois semestres, ex-bolsistas que foram desligados por não cumpriram as exigências constantes nos itens 6 e 7 deste Edital.
13.2. Os bolsistas de iniciação à docência, contemplados com a renovação da bolsa no período de vigência do subprojeto, só poderão pleitear nova concessão de bolsa após o interstício de dois semestres letivos, proporcionando oportunidade a outros licenciandos para usufruir do benefício.
13.3. Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação institucional do PIBID-UNEB FAPESP, pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) e pela FAPESB, respeitadas as competências e atribuições de cada um.  GABINETE DO REITOR DA UNEB, Salvador, 04 de fevereiro de 2014.

José Bites de Carvalho
Reitor


ANEXO 1 DO EDITAL Nº. 011/2014
QUADRO DE VAGAS
Departamento

Área/Curso

Dados do Subprojeto

Vagas

Departamento de Ciências Exatas e da Terra – DCET Campus I - Salvador

Química

Subprojeto: Formação inicial e continuada: produção de experimentos para o ensino de Química.
Coordenador (a): Tatiana do Amaral Varjão
Iniciação à Docência = 10
Supervisão = 02
Departamento de Educação – DEDC Campus II – Alagoinhas

Letras/Português

Subprojeto: Literaturas Afro-Brasileiras, Africanas e Formação Docente na Educação Básica: Novas Veredas, Outras Travessias.
Coordenador (a): Maria Anória de Jesus Oliveira
Iniciação à Docência = 10
Supervisão = 02
Departamento de Ciências Humanas – DCH Campus IV - Jacobina

Geografia

Subprojeto: Nas trilhas da Geografia: Pensando e Aplicando Novas Práticas Interdisciplinares e Linguagens no Ensino/Aprendizagem da Educação Básica.
Coordenador (a): Marcos Paulo Souza Novais
Iniciação à Docência = 10
Supervisão = 02
Departamento de Ciências Humanas – DCH Campus VI - Caetité

Matemática


Subprojeto: Relação Teoria e Prática na Formação em Matemática: Articulando Saberes entre a Universidade e a Escola de Educação Básica.
Coordenador (a): Ana Paula Silva de Almeida
Iniciação à Docência = 10
Supervisão = 02
Departamento de Educação - DEDC Campus VII – Senhor do Bonfim

Pedagogia

Subprojeto: (RE)construindo Saberes na Formação Inicial: O Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena a partir da Lei 11.645.
Coordenador (a): Simone Ferreira de Souza Wanderley
Iniciação à Docência = 10
Supervisão = 02
Departamento de Educação - DEDC Campus XI – Serrinha

Pedagogia

Subprojeto: Formando-se Professor: Articulando as Experiências dos Espaços Formativos.
Coordenador (a): Selma Barros Daltro de Castro
Iniciação à Docência = 10
Supervisão = 02
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT Campus XVII – Bom Jesus da Lapa

Pedagogia

Subprojeto: Organização Pedagógica e as Práticas de Alfabetização/Letramento nos Três Primeiros Anos do Ensino Fundamental
Coordenador (a): Elvina Perpétua Ramos Almeida
Iniciação à Docência = 10
Supervisão = 02
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT Campus XVIII – Eunápolis

História

Subprojeto: História e Linguagem: Entrelaçando Saberes e Articulando a Prática Colaborativa na Formação de Professores
Coordenador (a): Thais dos Santos Vinhas
Iniciação à Docência = 10
Supervisão = 02
Departamento de Ciências Exatas e da Terra – DCET Campus XX - Brumado

Letras/Português

Subprojeto: Leitura de Narrativas Literárias: Uma Proposta Além do Livro Didático
Coordenador (a): Virgínia Ma Ferreira Silveira Baldow
Iniciação à Docência = 10
Supervisão = 02
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT Campus XXI – Ipiaú

Letras/Português

Subprojeto: A Pesquisa como Princípio Educativo e Formativo: Uma Proposta Interdisciplinar para Formação do Professor Pesquisador na Área de Letras.
Coordenador (a): Harlle Silva Costa
Iniciação à Docência = 10
Supervisão = 02




  



Salvador, Bahia · Quinta-feira 
6 de Fevereiro de 2014
Ano · XCVIII · No 21.351
O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, RESOLVE: Tornar público, para conhecimento dos interessados, a Retificação do Quadro de Vagas do EDITAL PROGRAD / PIBID/UNEB/ FAPESB N° 011/2014, publicado no D.O.E. de 04/02/2014, nos termos a seguir:
Onde se lê: Supervisão = 02 
Leia-se: Supervisão = 01 
Onde se lê: Subprojeto: Organização Pedagógica e as Práticas de Alfabetização/Letramento nos Três Primeiros Anos do Ensino Fundamental.
Coordenador (a): Elvina Perpétua Ramos Almeida
Leia-se: Subprojeto: Práticas de letramento: Tecendo Saberes por meio dos Gêneros Textuais.
Coordenador (a): Elvina Perpétua Ramos Almeida
GABINETE DA REITORIA DA UNEB, 05 de fevereiro de 2014.
José Bites de Carvalho
Reitor







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