quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Manual do Coordenador de Projeto

Perguntas freqüentes

0 - O que é Projeto de Extensão?
O Projeto de Extensão constitui um conjunto de atividades temporárias de caráter educativo, cultural, artístico e/ou científico, desenvolvidos OBRIGATORIAMENTE por docentes/técnicos e discentes através de ações sistematizadas, voltadas a questões sociais relevantes. Deve estabelecer um fluxo bidirecional entre conhecimento acadêmico e popular, promovendo ações de estímulo ao desenvolvimento da sociedade. Deve proporcionar aos acadêmicos a formação de uma consciência crítica. Deve ainda contribuir para uma reflexão crítica das práticas curriculares e das linhas de pesquisa.

1 – Como criar um projeto de extensão?
Deverá ser preenchido o formulário determinando as linhas de atuação, orçamento, planejamento, material bibliográfico, etc.
Formulário de Projeto de Extensão http://docs.google.com/Doc?docid=0AWxfqYqJTm00ZGRxOGp3eDRfMTVnZGtxaGJkcw&hl=pt_BRO projeto deve ser apresentado e aprovado em reunião departamental avaliando a capacidade orçamentária, necessidade de monitoria remunerada, linhas de atuação e importância do projeto.

2 – Quem pode criar um projeto de extensão?
Os projetos deverão ser criados por um ou mais docentes lotados no DCHT ou colaboradores ou ainda por um ou mais técnico efetivo.

3 – Quando o projeto entra em atividade?
O Projeto aprovado entra em atividade no semestre posterior a aprovação e criação do mesmo.

4 – Como consigo um auxiliar para meu projeto?
Existem dois tipos de monitoria. A monitoria voluntária e a monitoria remunerada. A monitoria voluntária como o próprio nome já diz é o alistamento voluntário dos discentes interessados em desenvolver um projeto para fins curriculares, não há qualquer remuneração constando somente uma declaração com determinada carga horária. Já a monitoria remunerada, esta é oriunda da PROEX. Estudando o quantitativo de vagas disponibilizadas pela mesma através do NUPE e constando a disponibilidade da mesma para o projeto e dará-se início ao processo seletivo conforme calendário acadêmico.

5 - Como funciona a seleção?
Primeiramente é publicado um edital de inscrição de seleção sendo de responsabilidade do NUPE. Posteriormente é divulgado edital de publicação da data da seleção com a comissão de seleção de monitoria.
A comissão de seleção é composta por três docentes: O coordenador e dois docentes indicados pela coordenação do NUPE.
Obedecendo o edital a comissão avaliará os candidatos com uma entrevista, uma prova escrita e análise de currículo.
O Nupe publicará o resultado por meio de um edital dando início ao processo de contratação.
arquivos do processo de seleção disponibilizados para download:
Frequência de seleção http://docs.google.com/Doc?docid=0AWxfqYqJTm00ZGRxOGp3eDRfNWhoc2JxdmQz&hl=pt_BRResultado de seleção http://docs.google.com/Doc?docid=0AWxfqYqJTm00ZGRxOGp3eDRfMTFjang4djJjMg&hl=pt_BRRascunho da ata de seleção http://docs.google.com/Doc?docid=0AWxfqYqJTm00ZGRxOGp3eDRfN2d3cDdrbmY5&hl=pt_BR
6 - Existe regulamento para a Monitoria remunerada?
Sim. Periodicamente o Conselho Universitário altera este regulamento. A última resolução encontra-se disponível para donwnload no Disco Virtual.
Resolução de monitoria extensão http://docs.google.com/fileview?id=0B2xfqYqJTm00NzhhN2NlYWQtZmZjNS00MjczLTgwOWQtZmI4NThkZGRkZTI5&hl=pt_BR
Resolução 700/2009 de monitoria ensino http://docs.google.com/fileview?id=0B2xfqYqJTm00N2MwZGY4ZTMtYzU1YS00NmM2LWFkYWQtM2U5ODNmMTU5YTlj&hl=pt_BR

7 – Tenho interesse em dar continuidade ao meu projeto por período indeterminado como proceder?
Durante o período de apresentação de novos projetos de extensão também é dada oportunidade aos projetos já vigentes a renovarem suas intenções, suas novas investidas, novo orçamento e programação utilizando o mesmo formulário de projeto.
Formulário de Projeto de Extensão http://docs.google.com/Doc?docid=0AWxfqYqJTm00ZGRxOGp3eDRfMTVnZGtxaGJkcw&hl=pt_BR
8 - Quero criar outro projeto posso usar o mesmo monitor remunerado para esta atividade?
Pode, desde que haja observância da carga horária e que não haja prejuízo nos estudos do discente. Para tal deverá notificar o NUPE para vinculação do monitor citado.

9 – Meu projeto foi aprovado devo fazer mais alguma coisa?
Deve encaminhar cópia do projeto ao NUPE para encaminhamentos e arquivo, bem como o currículo do docente/técnico. Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Núcleo de Pesquisa e Extensão - UNEB/DCHT Campus XVII
E-Mail do NUPE: nupelapa@gmail.com
FONE/FAX: (77) 3481-5088 ramal: 204
Av. Agenor Magalhães S/Nº – Amaralina
CEP: 47.600-000 – Bom Jesus da Lapa - Ba