O presente projeto propõe a estruturação de um laboratório com atendimento de caráter público promovido pelo DCHT-CAMPUS XVII em parceria com o Colégio Modelo, na cidade de Bom Jesus da Lapa, visando o desenvolvimento das atividades acadêmico-científicas desta Unidade. Tem como princípio a implementação de atividades de extensão, pesquisa, estágios, voltadas para a melhoria do processo de ensino- aprendizagem da educação básica com prioridade para crianças do Ensino Infantil e Ensino Fundamental I.
OBJETIVO
Construir infra-estrutura para funcionamento de Ludoteca Pública e ou Laboratório Psicomotor visando promover a integração da Universidade e a comunidade local por meio de atividades lúdicas, pedagógicas e motoras integradoras e integrais que contribuam para ações de inclusão social, para complementar a formação acadêmica dos estudantes do curso de Pedagogia e para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão.
PÚBLICO ALVO
Estudantes do Ensino Infantil e Fundamental I preferencialmente das escolas de Bom Jesus da Lapa.
PROGRAMAÇÃO
De 16 a 18/10/2010
OBJETIVO
Construir infra-estrutura para funcionamento de Ludoteca Pública e ou Laboratório Psicomotor visando promover a integração da Universidade e a comunidade local por meio de atividades lúdicas, pedagógicas e motoras integradoras e integrais que contribuam para ações de inclusão social, para complementar a formação acadêmica dos estudantes do curso de Pedagogia e para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão.
PÚBLICO ALVO
Estudantes do Ensino Infantil e Fundamental I preferencialmente das escolas de Bom Jesus da Lapa.
PROGRAMAÇÃO
De 16 a 18/10/2010
- Inscrição e Seleção
Dias 21 e 22/10/2010
- Inscrições, seleção de currículo e justificativa
Dia 25/10/2010
- Palestra: A importância do corpo no processo de aquisição do conhecimento.
- Apresentação da Psicomotricidade- Objetivos, objeto de estudo, áreas de atuação, indicações.
- Orientações gerais do Modulo I
Dia 26/10/2010
Manhã
Manhã
- Sensibilização Corporal: O corpo fala 1
- Fatores psicomotores e suas implicações na aprendizagem: Tonicidade, equilíbrio e lateralização.
- Construção de intervenções práticas.
Tarde
- Sensibilização corporal: O corpo fala 2
- Vivência prática da estimulação da tonicidade, equilíbrio e lateralização.
- Elaboração e desenvolvimento de intervenções psicomotoras.
Dia 27/10/2010
Manhã
Manhã
- Sensibilização corporal: Diálogo tônico
- Fatores psicomotores e suas implicações na aprendizagem: Noção do corpo/ Imagem corporal; estruturação espaço-temporal.
- Construção de intervenções práticas.
Tarde
- Vivência prática da estimulação da noção do corpo, espaço e tempo.
- Elaboração e desenvolvimento de intervenções psicomotoras.
- Relaxação e o processo de consciência corporal.
Dia 28/10/2010
Manhã
Manhã
- Sensibilização corporal: Os sons do corpo
- Fatores psicomotores e suas implicações na aprendizagem: Praxias globais e finas
- Grafomotricidade
- Protocolos de observações psicomotoras.
Tarde
- Vivência prática da estimulação das praxias globais e finas.
- Aplicação do protocolo de observação e registros.
- Discussão coletiva dos resultados.
Dia 29/10/2010
Manhã
Manhã
- Sensibilização corporal
- Seminário: Abordagens múltiplas do corpo
Tarde
- Avaliação de conhecimentos
- Auto-avaliação
- Dinâmica de encerramento.
Inscrições: NUPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário