quinta-feira, 3 de março de 2011

Professora do Campus XVII vence prêmio nacional da Fundação Cultural Palmares


Wânia Dias
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

A professora Elvina Perpétua Ramos, do Campus XVII da UNEB, em Bom Jesus da Lapa, foi uma das vencedoras do Prêmio Nacional Palmares de Monografia e Dissertação 2010 com a dissertação Linguagem e identidade etnicorracial no quilombo de Araçá-Cariacá.

A pesquisa da docente, premiada na categoria dissertação sobre comunidades tradicionais (região Nordeste), foi defendida no ano passado como conclusão do mestrado em letras e linguística, da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Elvina analisa no trabalho as práticas e eventos de letramento como recursos comunicativos na comunidade quilombola, distrito de Bom Jesus da Lapa.

“Os quilombolas, durante o processo de luta pela terra e pela autoidentificação, intensificaram as práticas de letramento dentro das comunidades, ampliando o envolvimento com a leitura e a escrita. Eles perceberam que a alfabetização era uma grande aliada na resistência às ameaças de expulsão das terras, discriminações e preconceitos raciais”, explicou Elvina.

De acordo com a docente, a pesquisa possui relevância significativa por ampliar a visibilidade de questões específicas de um grupo estigmatizado, em um momento em que as políticas públicas direcionadas para a população afro-brasileira exigem um maior aporte de investimento intelectual para serem implementadas, sobretudo visando o cumprimento das leis federais 10.639/2003 e 11.465/2008.

Publicação internacional

Entrada do quilombo de Araçá-Cariacá, localizado no município de Bom Jesus da Lapa

Em sua primeira edição, Prêmio Nacional Palmares de Monografia e Dissertação 2010 – organizado pelo Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (Cnirc), da Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – selecionou dentro das áreas cultura afro-brasileira, comunidades tradicionais e cultura afro-latina os melhores trabalhos em cada uma das cinco regiões brasileiras.

“Essa iniciativa é de extrema importância não só para que os novos pesquisadores se debrucem sobre as temáticas propostas, mas também porque os trabalhos vencedores são divulgados internacionalmente, com a publicação no site Observatório Afro-Latino, do MinC. É a abertura de um espaço de diálogo com estudiosos de outras partes do mundo”, pontuou Mércia Queiroz, coordenadora do Cnirc.

Dos 147 trabalhos inscritos, 12 monografias e dissertações foram premiadas com valores individuais de R$ 4 mil e R$ 8 mil, respectivamente.

Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Núcleo de Pesquisa e Extensão - UNEB/DCHT Campus XVII
E-Mail do NUPE: nupelapa@gmail.com
FONE/FAX: (77) 3481-5088 ramal: 204
Av. Agenor Magalhães S/Nº – Amaralina
CEP: 47.600-000 – Bom Jesus da Lapa - Ba